Olá!
João da Silva

Nossa Conferência foi Encerrada!

Durante a sua realização, milhares de pessoas de todos os continentes participaram de um evento inédito, que procurou promover, divulgar e refletir sobre esta corrente de graças que é a Renovação Carismática.

Se você não conseguiu assistir parte ou todo este Evento, abaixo apresentamos um resumo dos conteúdos no Diário de Bordo.

Inscreva-se no formulário a seguir e lhe manteremos informados de nossas próximas atividades.
Deus lhe abençoe!

The Ark And Dove Week Wordline

ACESSO PREMIUM/INFORMAÇÕES


Estamos trabalhando para disponibilizar, em breve, todo o conteúdo da 1ª Conferência Ark and Dove Week, em uma Área de Membros (PREMIUM). Nela, além dos vídeos do evento, você poderá ter acesso a outros materiais.
Você gostaria de ser avisado sobre isso e receber outras informações?

DIÁRIO DE BORDO

1. Segunda-feira, 11 de fevereiro

Neste dia 11 de fevereiro, Johnny Bertucci, presidente do The Ark and The Dove Worldwide, abriu a nossa Conferência compartilhando a História da “Casa de Retiros”, desde sua construção à aquisição, em 2015, em favor da Renovação Carismática Católica. O centro, segundo a partilha de Johnny Bertucci, deseja ser um lugar de peregrinação onde qualquer pessoa que tenha recebido o Batismo no Espírito Santo possa se sentir em casa, 
visitando o centro não como um mero hóspede, mas como um membro da família voltando ao lar. The Ark and The Dove Worldwide visa fomentar a unidade entre os batizados no Espírito Santo nos mais diversos níveis (dentro da Igreja Católica e entre todos os cristãos), assim como compartilhar a graça do Batismo no Espírito Santo com todos os homens.

Em seguida, nossa irmã Patti Gallagher Mansfield e nosso irmão David Mangan fizeram um emocionante relato do Fim-de-Semana de Duquesne, o marco inicial da Renovação Carismática na Igreja Católica.

Nosso irmão Andrés Arango, membro do Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS e presidente do CONCCLAT (Conselho Carismático Católico Latino Americano), compartilhou conosco, à luz de seu livro “Renovação Carismática Católica Uma Corrente de Graça” (Ave Maria Press), os diversos níveis necessários de alcance para esta corrente de graça, assim como alguns frutos que se pode colher desta Renovação.

Para concluir o dia, nosso irmão Jim Murphy, presidente dos Serviços Internacionais da Renovação Carismática Católica – ICCRS – fez uma importante partilha sobre sua visão a respeito do novo serviço único a todas as expressões nascidas da corrente de graça da Renovação Carismática Católica, partilhando o que, em sua visão, favoreceria o processo de discernimento e implantação do CHARIS no Mundo.

Que Deus lhes abençoe!

2. Terça-feira, 12 de fevereiro

Neste dia 12 de fevereiro, Padre Douglas Pinheiro, da Diocese de Osasco, no Brasil, compartilhou conosco a respeito do louvor e da adoração em suas diversas dimensões e assembléias (Litúrgicas, Carismáticas, etc.). De igual modo, nosso irmão Bob Garrett falou do louvor e da adoração enquanto experiência sobrenatural das realidades celestiais: O louvor e a adoração nos fazem viver, aqui na terra, algo daquela realidade descrita por São João no livro do Apocalipse.

Nossa irmã Luciana Leone Martinez, da Renovação no Espírito Santo da Itália, trouxe-nos a fundamentação e as orientações pastorais para a ministração do louvor e da Adoração, com especial ênfase na Assembleia carismática. Luciana baseou-se em seu livro sobre o tema.

Para finalizar o dia, nosso irmão Martín Valverde compartilhou sua experiência de mais de 38 anos ministrando o louvor e a adoração ao redor do Mundo, com canções como “Glória” e “Ninguém te ama como eu”.

De fato, o Papa Francisco, no discurso do Estádio Olímpico de Roma (01/06/2014) nos recordou que a adoração faz parte da identidade da corrente de graça da Renovação Carismática Católica. Esperamos que este dia tenha sido de grande edificação!

3. Quarta-feira, 13 de fevereiro

No dia 13 de fevereiro, nosso irmão Salvatore Martinez iniciou a jornada falando sobre a Fé Carismática, aquela que, enquanto graça atual, nos ajuda a “esperar contra toda esperança”. Uma certeza nos é dada, pelo Espírito, de uma ação viva, real e confiante de Jesus ressuscitado em nosso meio. Esta fé a porta de abertura dos nossos corações para a recepção e ministração dos carismas. 

Em seguida, nossa irmã Mary Healy nos brindou uma explicação valiosíssima a respeito dos carismas como sendo sinais que confirmam a pregação do Evangelho. Para a Nova Evangelização, dizia-nos Mary Healy, devemos olhar para a bem sucedida “Primeira Evangelização”, analisar suas caracteríticas e elementos básicos, a fim de tê-los muito em conta na pregação que fazemos em nossos dias. Mary explicou-nos que os carismas devem ser considerados dentro da Eclesiologia, como parte da Dimensão Carismática constitutiva da Igreja, ao invés de serem alocados na Teologia Mística, cuja natureza difere dos carismas dos quais falamos. Um não deve ser buscado, sob o risco de perder de foco ao próprio Senhor: A Experiência Mística. O outro, porém, deve, segundo as Escrituras, ser aspirado para a edificação do Corpo de Cristo. 

Padre Darío Bettancourt, em seguida, colocou diante de nós quatro dimensões, níveis ou lugares nos quais Cristo Jesus, o Messias, atua com seu lenitivo de cura: Primeiro, Ele nos liberta do pecado, que nos separa da graça; depois, Jesus nos cura das enfermidades espirituais (ódio, medo, ressentimento e complexos); em terceiro lugar, Jesus cura enfermidades físicas, para manifestar sua glória e, por último, Ele nos cura da ação demoníaca. 

No fim de nossa Jornada, Mary Healy compartilhou conosco alguns testemunhos maravilhosos a respeito do que Jesus está fazendo em nossos dias, através do Ministério de Cura e Libertação.

Esperamos que este dia tenha sido de grande benção para você!
ARK AND DOVE

4. Quinta-feira, 14 de fevereiro

Nesta quinta-feira, dia 14 de fevereio, iniciamos o dia dedicado à oração com o ensino dado pelo Pe. José Eduardo, da Diocese de Osasco, Brasil, que fez uma importante colocação sobre caminhar no Espírito, entrar na dimensão do mistério, para, desde “este lugar”, orar no Espírito.

Na sequência, nosso irmão Cyril John, da Índia, membro do Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS, fez uma importante partilha sobre a Oração Intercessória e Profética: Quando é o próprio espírito que revela ao nosso espírito quando, onde, por quem orar naquele exato momento, na certeza de que a oração como que “libera” o braço de Deus para que Ele possa agir.

Depois desta importante partilha, nossa irmã Kátia Roldi Zavaris, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, Vice-Presidente do CONCCLAT e membro do Conselho Consultivo do The Ark and The Dove Worldwide, apresentou-nos a oração como expressão de alguém que, batizado no Espírito Santo, vive em novidade de vida e precisa deste contato amoroso com o Senhor como a terra precisa de chuva. Kátia deu especial ênfase a três formas marcantes de oração: o Louvor, a oração em Línguas e a Escuta.

Para concluir a nossa jornada, a Irmã Mary Gianna, da Congregação das Discípulas do Senhor Jesus Cristo, que exerce seu apostolado aqui mesmo no Centro The Ark and The Dove, deu-nos o comovente testemunho de sua conversão após ter recebido um grande livramento: Ela era uma das estudantes que escapou do “Tiroteio de Columbine”, ocorrido em 1999. Em Cristo, ela encontrou sentido, propósito, amor e plenitude. Hoje, dedicada à oração, Irmã Mary Gianna é uma das religiosas que se encarrega de receber, com um sorriso que só alguém batizado no Espírito Santo consegue dar, a todos os que visitam The Ark and The Dove.

Que Deus lhes abençoe!

5. Sexta-feira, 15 de fevereiro

Nesta sexta-feira, 15 de fevereiro, nosso irmão José Prado Flores, fundador da Escola de Evangelização Santo André e membro do Conselho Internacional de Comunhão do CHARIS, compartilhou-nos a respeito de um dos principais frutos do Batismo no Espírito Santo: A paixão pelas Escrituras! Com seu testemunho pessoal, Pepe Prado nos reanimou a manusear amorosamente as nossas Bíblias, porta-las conosco e, através delas, descobrir que a Palavra de Deus tem um perfil, tem um nome: Jesus!

Nosso irmão Ralph Martin, presidente do Renewal Ministries e um dos grandes pioneiros da Renovação Carismática Católica, exortou-nos a conservar a confiança na inerrância das Sagradas Escrituras e na excelência incomparável da revelação que, através delas, recebemos. Ralph nos exortou a lermos as Escrituras desde a Igreja, sobretudo em dois temas de grande confusão: A Soteriologia (tudo o que concerne a nossa salvação) e a Doutrina Moral (com especial ênfase na Moral Sexual, tão atacada em nossos dias). Por último, Ralph nos exortou a não adulterarmos a pregação do Evangelho para o deleite dos carnais e pediu coerência entre o que se prega e o que se vive.

Na sequência, nosso querido Frei Raniero Cantalamessa, OFMcap, Pregador da Casa Pontifícia e Assessor Eclesiástico do Serviço Internacional de Comunhão do CHARIS, brindou-nos o seu testemunho pessoal de "segunda conversão", quando fora batizado no Espírito Santo aqui nos Estados Unidos e como, logo depois, experimentou o chamado para abandonar tudo e se dedicar ao ministério itinerante da pregação da Palavra de Deus, o que fora confirmado mediante o chamado que lhe foi feito para ser o Pregador da Casa Pontifícia.

Por último, tivemos a alegria de compartilhar com os irmãos um dos momentos que ficarão, para sempre, marcados nas páginas da história da Renovação Carismática Católica: no dia 18 de fevereiro de 2017, exatamente 50 anos depois, Patti Gallagher Mansfield, movida de grande emoção, recontou os fatos ocorridos naquela mesma capela e que se constituíram como sendo o grande marco inicial da Renovação Carismática Católica em todo o mundo.

Que Deus lhes abençoe!

6. Domingo, 17 de fevereiro

Neste ano em que se comemora o 50° aniversario da Renovação Carismática do Brasil, trazemos até você dois ensinos que compõe uma programão especial de domingo para quem se inscreveu em nosso evento Ark And Dove Week. Neles:

Padre Alberto Gambarini, descobriu sua vocação sacerdotal, ainda jovem, na RCC. Faz parte daqueles que também conheceram seus inícios, completou seu 40º aniversário de ordenação em 2018. É escritor e pregador atuante em todo o Brasil de retiros, cenáculos, encontros de oração, tendo um ministério de amplo alcance na TV. Guardando consigo a originalidade da RCC, mas de uma forma muito clara e didática, a partir do livro dos Atos dos Apóstolos, daquela comunidade orante, nos convoca a “sermos cheios do Espírito Santo”.

Reinaldo Bezerra dos Reis, um dos pioneiros da RCC no Brasil, pregador dos primeiros retiros e líder atuante em todas as suas etapas desta corrente de graça, nos apresenta sua visão a respeito do que vem a ser “Pentecostes Hoje”. Trata-se de um assunto que conhece com profundidade, sobre o qual já muito escreveu e ensinou. Com precisão e interpretação aguçada, nos fazer mergulhar na história da igreja, dali tirar ricos elementos para numa linha de continuidade nos situar neste tempo, encontrando nosso próprio espaço e papel profético como Membros do corpo de Cristo e do agir de seu Espírito no mundo.